O Geólogo e a Geologia

O geólogo é o profissional que estuda o planeta Terra, sua origem, estrutura, composição e transformações ao longo de sua história evolutiva. Estuda também a vida que nele existiu, registrada nos fósseis, que são os restos ou vestígios de animais e plantas preservados nas rochas.

Foto: Paulo Chagas

Sua atuação abrange campos muito diversos, tais como o levantamento do substrato rochoso, a pesquisa de recursos minerais e a avaliação do meio físico, tanto em apoio às iniciativas de proteção do meio ambiente, quanto da organização da ocupação dos espaços naturais buscando a redução dos riscos para as populações.

Foto: Frederico Moreira Freitas, Gruta Ze Brega

O geólogo ao examinar as rochas pode caracterizar qual era o clima numa certa época ou definir o ambiente no qual estas rochas se formaram, seja o fundo de um oceano, um deserto, ou por um processo vulcânico, bem como as transformações ocorridas desde a sua formação.

Um dos trabalhos fundamentais do geólogo é a elaboração de mapas geológicos, os quais apresentam para uma dada região as rochas existentes, as relações entre elas e as suas idades.Esse documento tem ampla utilização, como a caracterização dos potenciais minerais, o tipo de substrato rochoso disponível para as obras de engenharia e as bases para os estudos de impacto ambiental resultantes do uso do território.

O geólogo estuda também as ocorrências minerais, com o objetivo de desenvolver novas áreas com potencial para a mineração e garantir o suprimento de substâncias fundamentais à civilização.

Uma das áreas relevantes de pesquisa é a das águas subterrâneas, responsável pela caracterização dos aspectos físicos e químicos das águas minerais, um recurso indispensável para a vida.

Regulamentação da Profissão

Algumas ferramentas de trabalho do geólogo: martelos, cadernenta de campo, lupa, bússola, mapas e GPS (Foto: Andrea Sander)

A profissão está regulamentada pela Lei nº. 4.076, de 23.06.1962 e seu exercício é fiscalizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA. O piso salarial da categoria é de nove salários mínimos nacionais, para uma jornada de 8h/dia.

Condições de trabalho

A atividade profissional do Geólogo é exercida tanto em laboratórios como no campo, em jornadas que propiciam o contato direto com o objeto da profissão, as rochas.

O Serviço Geológico do Brasil - CPRM

O Serviço Geológico do Brasil - CPRM é uma empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia, criada em 1969, que tem por missão "gerar e difundir o conhecimento geológico e hidrológico básico necessário para o desenvolvimento sustentável do Brasil". Para saber mais consulte nosso site: Portal CPRM.

Foto: Alexandre Lago

Principais atividades:

  • Mapeamento Geológico
  • Pesquisa Mineral
  • Levantamentos Geoquímicos e Geofísicos
  • Levantamentos Hídricos e Hidrogeológicos
  • Gestão da Informação Geológica
  • Geologia Ambiental e de Risco
  • Análises Minerais

Os resultados obtidos pela CPRM são colocados à disposição do público através de publicações técnicas e bancos de dados informatizados.

Ps.: O Dia do Geólogo é comemorado em 30 de maio.